Legenda: São Rafael Arcanjo
Escultura\Escultura de vulto
São Rafael Arcanjo
Descrição
Representação do Arcanjo Rafael de pé e frontal "Em pose de pleno equilíbrio, roda a cabeça para a direita, em direcção à mão projectada num inequívoco gesto de dádiva a oferecer um pão. Este movimento é acompanhado pela perna flectida, tocando a base de nuvens apenas com a ponta do pé. A propensão para a direita é compensada pela leve torção do tronco, onde acolhe três pães no escapulário, e no modo como este rodeia a mão revelando uma leveza e fluidez notáveis, de resto comuns aos restantes panejamentos. Magnífico exemplar do barroco, o Arcanjo Rafael é uma escultura dotada de uma monumentalidade e elegância invulgares, concretizados no elevado sentido rítmico e de proporção, dinamizados pela minúcia dos pormenores anatómicos e excepcional qualidade plástica e decorativa das vestes. Os florões estilizados e ramagens, estofadas e puncionadas, e flores policromas da túnica curta, são enriquecidos com pedraria colorida na tiara, encimada por três plumas coloridas, mangas, saio e sandália de cano alto. "Nogueira 2010" - Arte Sacra no Concelho de Montemor-o-Novo Inventário Artístico da Arquidiocese de Évora, Évora, Fundação Eugénio de Almeida, 2010.

Artes Plásticas e Decorativas\Escultura;

Cronologia